Entregas /

Inovação

Quatá Laticínios

Reposicionamento da marca Quatá com análise estratégica de mercado de leite e queijo com quantificação de oportunidades de crescimento e protótipos de embalagens.

DESAFIO

A indústria Quatá era uma organização focada nas operações de vendas, sem qualquer tentativa anterior em construção de valor de marca. O mercado laticínio brasileiro estava sofrendo uma intensa mudança competitiva tanto com a entrada de experientes marcas internacionais, como pela profissionalização da indústria nacional. Não havia mais a hipótese de tentar se diferenciar somente por qualidade.

 

SOLUÇÃO

Para gerar uma identidade diferenciadora em categorias quase commodities (leite e queijo), seria necessário realizar um profundo mergulho na operação de varejo. Além de entrevistas e oficinas interativas com as equipes internas, mergulhamos na cadeia de varejo de São Paulo.

Construiu-se um posicionamento estratégico para a Quatá que foi avaliado em pesquisa quantitativa e qualitativa. Desenvolveu-se um manifesto emocional da marca que refletia o arquétipo e um código cultural para as diversas manifestações narrativas e gráficas. Criaram-se protótipos para vídeos e embalagens.

Narrativas foram desenvolvidas para cafés da manhã, almoços de domingo e noites frias de inverno. Para os pequenos prazeres do cotidiano, para as pequenas felicidades, aquelas que acontecem em todas as casas, todos os dias. Quatá, para um dia mais gostoso.

 

B-COMPASS

Durante o mapeamento das marcas de leite UHT no Brasil, nossa ferramenta de pesquisa conseguiu antecipar a tendência para os próximos 2 anos. Guardamos a análise preditiva e fizemos uma checagem do previsto versus a realidade. Acertamos 8 dos 11 movimentos das marcas investigadas. Uma das marcas previstas como estável, cresceu por causa de um forte investimento de marketing realizado. As outras duas marcas caíram por causa de inércia diante das ações regulares dos concorrentes.

Veja Também

Ambev: Freezer Brahma

Ambev: Freezer Brahma

Em época de obsolescência exponencial, o caso de uma Inovação Disruptiva que funciona há 20 anos. Em 2015, 15 mil freezers Brahma foram instalados no Rio de Janeiro.

Banco Real: ATMs

Banco Real: ATMs

O Banco Real ABN AMRO não se comunicava de forma eficiente com seus clientes dentro das agências. Todo ano trocava de agência, o que não resolvia. O que fazer?

Billie

Billie

Uma marca de moda feminina em Curitiba sentiu a retração econômica no varejo do vestuário. Suas consumidoras habituais estavam retraídas ao consumo. O que fazer?

Fale com a gente

4 + 12 =

Share This