Casos

B-Compass Analytics + Branding  Estratégico

Quatá Laticínios

Reposicionamento da marca Quatá com análise estratégica de mercado de leite e queijo com quantificação de oportunidades de crescimento e protótipos de embalagens.

DESAFIO

A indústria Quatá era uma organização focada nas operações de vendas, sem qualquer tentativa anterior em construção de valor de marca. O mercado laticínio brasileiro estava sofrendo uma intensa mudança competitiva tanto com a entrada de experientes marcas internacionais, como pela profissionalização da indústria nacional. Não havia mais a hipótese de tentar se diferenciar somente por qualidade.

 

SOLUÇÃO

Para gerar uma identidade diferenciadora em categorias quase commodities (leite e queijo), seria necessário realizar um profundo mergulho na operação de varejo. Além de entrevistas e oficinas interativas com as equipes internas, mergulhamos na cadeia de varejo de São Paulo.

Construiu-se um posicionamento estratégico para a Quatá que foi avaliado em pesquisa quantitativa e qualitativa. Desenvolveu-se um manifesto emocional da marca que refletia o arquétipo e um código cultural para as diversas manifestações narrativas e gráficas. Criaram-se protótipos para vídeos e embalagens.

Narrativas foram desenvolvidas para cafés da manhã, almoços de domingo e noites frias de inverno. Para os pequenos prazeres do cotidiano, para as pequenas felicidades, aquelas que acontecem em todas as casas, todos os dias. Quatá, para um dia mais gostoso.

 

B-COMPASS

Durante o mapeamento das marcas de leite UHT no Brasil, nossa ferramenta de pesquisa conseguiu antecipar a tendência para os próximos 2 anos. Guardamos a análise preditiva e fizemos uma checagem do previsto versus a realidade. Acertamos 8 dos 11 movimentos das marcas investigadas. Uma das marcas previstas como estável, cresceu por causa de um forte investimento de marketing realizado. As outras duas marcas caíram por causa de inércia diante das ações regulares dos concorrentes.

Equipes no Brasil, Estados Unidos e Portugal.

Fale com a gente

11 + 9 =

Parceiros B-Think

Brand thinking

Pesquisas

Share This