Casos

AUMENTO DE VALOR E PERFORMANCE NO VAREJO

L’Oréal

Como atender por mais de 10 anos à líder mundial de cosméticos, conhecida mundialmente pela sua tradicional exigência aos seus padrões de qualidade?

CENÁRIO

Nossa equipe começou a trabalhar para a L’Oréal Brasil quando a marca Plénitude foi lançada na América do Sul e seus experts internacionais vieram escolher uma agência de criação estratégica que conseguisse adaptar o conceito da marca no varejo local (no caso: Brasil e diversos países da América do Sul).

Fomos escolhidos e a partir daí lançamos dezenas de linhas de produtos para as marcas: Ambre Solaire, Age Perfect, Belle Color, Body Expertise, Cocoon, Color Pulse, Colorama, Elseve, Fructis, FX Studio Line, Garnier, Hydrafresh, Imédia Excellence, L’Oréal, L’Oréal Kids, Maybelline, Plénitude, Preference, Pretty Cool, Revitalift e Vichy.

Nossos projetos para farmácias, drogarias, cadeias de varejo, super e hipermercados conquistaram 15 prêmios em design estratégico com resultados significativos em vendas e aumento de valor de marca.

CASO L’ORÉAL PROFISSIONAL

Para ilustrar nosso trabalho para a L’Oréal, vamos apresentar a oportunidade surgida com os melhores cabeleireiros profissionais do Brasil. A L’Oréal foi fundada pelo químico francês que inventou a primeira tintura de cabelos, em 1907. Portanto, desde o seu início a L’Oréal se dedicou em empregar a ciência a serviço da beleza.

Sua equipe de pesquisa e inovação havia desenvolvido um kit profissional que permitia a elaboração de cores únicas com tons e subtons. As coloristas dos salões de beleza analisavam suas clientes e geravam fórmulas personalizadas. Porém, esta atividade se perdia nos bastidores do cenário dinâmico e agitado do salão. A intenção da L’Oréal era melhorar a experiencia entre a colorista e sua cliente em uma operação na qual todos sairiam ganhando. A colorista poderia satisfazer melhor a usuária que, por sua vez, teria total conhecimento da formulação mais adequada para seu cabelo.

SOLUÇÃO

Realizou-se uma investigação entre diversos salões com entrevistas aos profissionais do processo de cortar, colorir, massagear, escovar, esculpir cabelos. Diversos ambientes foram fotografados no Rio de Janeiro e em São Paulo para que a equipe criativa entendesse como funcionava o relacionamento prático entre as profissionais e as usuárias.

Nosso projeto deveria oferecer um pequeno cenário (assinado pela L’Oréal) no qual a colorista e a cliente pudessem ter um momento dedicado à escolha pessoal da formulação mais conveniente. Este palco dedicado à coloração deveria ser modular para poder ser instalado em pelo menos 15 salões escolhidos. A maior dificuldade era a extrema diferença arquitetônica entre os salões. A modularidade deveria ser flexível o suficiente para caber nos espaços mais díspares.

Os primeiros protótipos funcionaram melhor que o esperado. Os 15 endereços iniciais se estenderam para 40 salões pelo Brasil. O projeto de User Experience atendeu às consumidoras, às profissionais, e à L’Oréal que aumentou a sua exposição (com uma nova media indoor) e sua autoridade em beleza. O projeto de tornar tangível uma experiência de marca também conquistou 2 prêmios em arquitetura de varejo.

Equipes no Brasil, Estados Unidos e Portugal.

Fale com a gente

1 + 13 =

Parceiros B-Think

Brand thinking

Pesquisas

Share This