Entregas /

Inovação

Blue Man

Sem o seu fundador, a marca inovadora que criou a categoria Moda Praia, foi perdendo os atributos que a diferenciavam no mercado. Como reconquistar valor para o negócio?

DESAFIO

David Azulay, o fundador da marca Blue Man, criou há mais de 40 anos atrás uma categoria que não existia até então: a Moda Praia. Sua intensa personalidade foi transferida para a marca, que sofreu um baque com sua morte. Sem um protagonista forte, a empresa foi perdendo os atributos que a diferenciavam no mercado. Ao mesmo tempo, diversos competidores foram surgindo e assumindo o espaço na categoria. Como reconquistar valor para o negócio?

 

SOLUÇÃO

Nossa investigação detectou os atributos reconhecidos da marca sobre os quais a marca poderia ser reconstruída e diferenciada. Um dos atributos reconhecido era a qualidade e a irreverência das suas estampas exclusivas. As novas embalagens foram construídas através da desconstrução do elemento básico do símbolo da marca. As mandalas floridas refletiam a irreverência com que a Blueman reinventava seus símbolos.

O reposicionamento estratégico foi muito além da praia e assumiu a carioquice, o Rio Lifestyle e sua data de fundação. Muito mais do que Beach Wear, a Blueman representava um estilo de vida carioca: praia, cidade e montanha integrados no dia a dia dos habitantes da cidade. A Blueman estava focada na praia, uma característica sazonal, com alta venda no verão e baixa no inverno. A criação de três linhas de produtos – SUN, URB e OUT – resolveu esse desequilíbrio anual de vendas. Agora, os shoppers poderiam ter produtos adequados à praia, à vida urbana e às práticas de atividades nas montanhas.

Veja Também

Ambev: Freezer Brahma

Ambev: Freezer Brahma

Em época de obsolescência exponencial, o caso de uma Inovação Disruptiva que funciona há 20 anos. Em 2015, 15 mil freezers Brahma foram instalados no Rio de Janeiro.

Banco Real: ATMs

Banco Real: ATMs

O Banco Real ABN AMRO não se comunicava de forma eficiente com seus clientes dentro das agências. Todo ano trocava de agência, o que não resolvia. O que fazer?

Billie

Billie

Uma marca de moda feminina em Curitiba sentiu a retração econômica no varejo do vestuário. Suas consumidoras habituais estavam retraídas ao consumo. O que fazer?

Fale com a gente

11 + 6 =

Share This