Casos

Capacitações em Inovação + Gestão de Mudanças

Cascais: Portugal

Depois de um radical programa de redução de funcionários, a Câmara Municipal de Cascais queria atender aos anseios tanto da população como das suas equipes internas.

DESAFIO

Gerar mudanças sustentáveis em uma cidade parece ser um desafio gigantesco, e é mesmo. Mudanças não acontecem espontaneamente, não caem do céu ou nascem da terra. A Câmara Municipal de Cascais, Portugal, estava inserida na minoria das organizações mundiais. Uma pesquisa recente indica que somente 18% delas afirma que a cultura interna permita que haja mudanças. Ao contrário, a Câmara Municipal desejava incentivar as transformações.

Desafio de 2015

A Câmara Municipal desejava aumentar seu vínculo emocional com os habitantes da Vila de Cascais e descobrir quais eram as questões mais importantes do município na visão de quem vive seu dia a dia na comunidade.

Solução de 2015

Realizaram-se dois Creathons (em duas semanas seguidas) com 80 participantes cada com 40 funcionários e fornecedores da Câmara Municipal além de 40 habitantes voluntários da cidade (incluíndo estudantes, professores, profissionais autônomos, empresários e agentes culturais).

Entrega de 2015

16 protótipos de projetos (alguns com maquetes) para incentivar o comércio local e reafirmar a vocação de Cascais como uma Smart City e destino de interesses tanto para a Indústria Criativa, como para a Indústria Turística.

Os resultados obtidos com a realização desta ação permitem-nos, desde já, concluir que o primeiro objetivo se encontra claramente alcançado tendo em conta o impacto positivo e receptividade junto dos participantes bem como todo o trabalho por estes realizado. Alguns dos participantes informaram-nos, que a energia que levaram desta ação já deu frutos práticos na sua atividade profissional.”
Rosário Daugbjerg
Gestora do Cria Cascais na Câmara Municipal e Técnica do Gabinete de Inovação (GAIN)

Desafio de 2016, com foco na JUVENTUDE:

Como Cascais pode ser uma cidade mais orientada para os JOVENS?

B1) Como potenciar/incentivar o empreendedorismo jovem?
B2) Como atrair jovens artistas e outros criativos para Cascais?
B3) Como promover a mobilidade internacional dos jovens de forma low-cost?
B4) Como valorizar a educação não formal (ENF)?

Solução de 2016:

Realizaram-se dois Creathons (em duas semanas seguidas) com 40 participantes cada, com funcionários e fornecedores da CM e habitantes voluntários da cidade (incluindo estudantes, professores, profissionais autônomos, empresários e agentes culturais).

Entrega de 2016:

8 protótipos de projetos (alguns com maquetes) dando continuidade sinérgica aos projetos que foram gerados no ano anterior.

2 vídeos, entre os produzidos pela Câmara Municipal de Cascais.

Observação: dos diversos projetos criados em 2015, alguns já estavam implantados em 2016 quando foi realizado o segundo Cria Cascais.

Equipes no Brasil, Estados Unidos e Portugal.

Fale com a gente

6 + 10 =

Parceiros B-Think

Brand thinking

Pesquisas

Share This