Entregas /

Engajamento

Cascais: Portugal

Depois de um radical programa de redução de funcionários, a Câmara Municipal de Cascais queria atender aos anseios tanto da população como das suas equipes internas.

DESAFIO

Gerar mudanças sustentáveis em uma cidade parece ser um desafio gigantesco, e é mesmo. Mudanças não acontecem espontaneamente, não caem do céu ou nascem da terra. A Câmara Municipal de Cascais, Portugal, estava inserida na minoria das organizações mundiais. Uma pesquisa recente indica que somente 18% delas afirma que a cultura interna permita que haja mudanças. Ao contrário, a Câmara Municipal desejava incentivar as transformações.

Desafio de 2015

A Câmara Municipal desejava aumentar seu vínculo emocional com os habitantes da Vila de Cascais e descobrir quais eram as questões mais importantes do município na visão de quem vive seu dia a dia na comunidade.

Solução de 2015

Realizaram-se dois Creathons (em duas semanas seguidas) com 80 participantes cada com 40 funcionários e fornecedores da Câmara Municipal além de 40 habitantes voluntários da cidade (incluíndo estudantes, professores, profissionais autônomos, empresários e agentes culturais).

Entrega de 2015

16 protótipos de projetos (alguns com maquetes) para incentivar o comércio local e reafirmar a vocação de Cascais como uma Smart City e destino de interesses tanto para a Indústria Criativa, como para a Indústria Turística.

Os resultados obtidos com a realização desta ação permitem-nos, desde já, concluir que o primeiro objetivo se encontra claramente alcançado tendo em conta o impacto positivo e receptividade junto dos participantes bem como todo o trabalho por estes realizado. Alguns dos participantes informaram-nos, que a energia que levaram desta ação já deu frutos práticos na sua atividade profissional.”
Rosário Daugbjerg
Gestora do Cria Cascais na Câmara Municipal e Técnica do Gabinete de Inovação (GAIN)

Desafio de 2016, com foco na JUVENTUDE:

Como Cascais pode ser uma cidade mais orientada para os JOVENS?

B1) Como potenciar/incentivar o empreendedorismo jovem?
B2) Como atrair jovens artistas e outros criativos para Cascais?
B3) Como promover a mobilidade internacional dos jovens de forma low-cost?
B4) Como valorizar a educação não formal (ENF)?

Solução de 2016:

Realizaram-se dois Creathons (em duas semanas seguidas) com 40 participantes cada, com funcionários e fornecedores da CM e habitantes voluntários da cidade (incluindo estudantes, professores, profissionais autônomos, empresários e agentes culturais).

Entrega de 2016:

8 protótipos de projetos (alguns com maquetes) dando continuidade sinérgica aos projetos que foram gerados no ano anterior.

2 vídeos, entre os produzidos pela Câmara Municipal de Cascais.

Observação: dos diversos projetos criados em 2015, alguns já estavam implantados em 2016 quando foi realizado o segundo Cria Cascais.

Veja Também

Red House International School

Red House International School

Como ajudar aos investidores a construir uma rede de escolas com a mesma qualidade pedagógica da primeira escola da Red House International School?

Banco do Nordeste

Banco do Nordeste

Como realizar a mudança de um serviço com tantas reclamações de clientes em uma organização tradicional sem uma cultura interna de inovação sustentável?

Capacitação Accenture

Capacitação Accenture

Gerar autoridade em design dentro de uma empresa estratégica que considera seus designers como apoio tático. Conquistar valor estratégico através do design thinking.

Fale com a gente

2 + 6 =

Share This