Casos

Oficinas para Tomada de Decisão

Grupo Hermes

Pressionado pela recuperação financeira, o cliente necessitava de uma reformulação radical na sua operação. Onde, o que e como mudar era o desafio a enfrentar.

DESAFIO

A tradicional Hermes, fundada em 1942, era a maior empresa de vendas por catálogos do Brasil. Porém, o crescimento do e-commerce tornou a operação por catálogos impressos uma atividade obsoleta. Com severas dificuldades financeiras, a Hermes desejava usar sua rede com 500 mil revendedores e fechar uma parceria na venda de cosméticos.

Em recuperação judicial, a nova diretoria executiva começou a gerenciar a pressão da herança do passado. Havia uma urgência em melhorar a eficiência da empresa. Neste momento, nossos profissionais foram chamados para avaliar a situação, em parceria com outra equipe estratégica contratada.

 

SOLUÇÃO

Um dos problemas do passado da Hermes foi a sua lentidão reagir aos novos concorrentes, mais ágeis e leves. Os catálogos da Hermes haviam se tornado um gigantesco somatório de variedades dispersas que não atendiam mais as reais necessidades do seu público comprador.

Tomada de decisão imediata: mudar o catálogo, através da User Experience Methodology.

Nosso primeiro foco foi identificar as reais compradoras de produtos por catálogo (impresso ou virtual). Depois, agruparam-se as compradoras por estilo de vida sócio-cultural. Um consultora especialista em construção de coleções de moda nos ajudou a analisar e agrupar os produtos em grupos. Construíram-se narrativas conceituais que gerassem um imediato entendimento empático.

Os experientes profissionais da Hermes foram convocados para um trabalho colaborativo e criativo no qual oferecia-se um novo roteiro para a construção do catálogo. O resultado do trabalho urgente e compartilhado surpreendeu a todos.

Equipes no Brasil, Estados Unidos e Portugal.

Fale com a gente

14 + 10 =

Parceiros B-Think

Brand thinking

Pesquisas

Share This