Entregas /

Inovação

BNDES

O BNDES estabeleceu a meta de criar soluções inovadoras, financeiras e não financeiras, para alcançar metas disruptivas e para a abertura de novos mercados.
Logotipo BNDES
Sede do BNDES
Videoconferência entre as equipes da b-think e BNDES

DESAFIO

O BNDES decidiu repensar sua forma de atuação, extrapolando sua atuação de agente financeiro para se tornar o grande ecossistema de desenvolvimento do Brasil, com infraestrutura e suporte abertos ao uso por empreendedores. Esse novo programa foi denominado internamente de “BNDES DISRUPTIVO”.

Uma mudança dessa natureza em uma instituição de 70 anos de existência envolve um processo de mudança cultural, envolvendo as áreas operacionais. O programa foi instaurado, faltando apenas 12 meses para o final do mandato do seu presidente. Era preciso alinhar as áreas internas em torno desse propósito e criar um programa de ação que viabilizasse a criação de 2 projetos pilotos até o fim de 2022. O BNDES tinha dúvidas sobre por onde começar e não havia tempo hábil para realização de uma licitação para consultoria externa. Tudo ocorreu no auge da pandemia de CoVid-21, com a sede do BNDES fechada.

 

SOLUÇÃO

Modelamos e realizamos um Creathon remoto Pro Bono, envolvendo todas as áreas do Banco. Em 15 dias, cocriamos com seus titulares uma declaração de propósito comum, um plano estratégico e um roadmap de implementação. Essa cocriação promoveu o alinhamento interno necessário de diretorias e gerências, enquanto o roadmap trouxe uma visão desejada para o início dos trabalhos internos.

Foi importante contar com a curadoria de metodologias de inovação e dinâmicas de grupo da b-think para a estruturação do projeto BNDES Disruptivo.

Cassiano Farani

Assessor Estratégico da Presidência do BNDES e Gestor do projeto BNDES Disruptivo.

Veja Também

Ambev: Freezer Brahma

Ambev: Freezer Brahma

Em época de obsolescência exponencial, o caso de uma Inovação Disruptiva que funciona há 20 anos. Em 2015, 15 mil freezers Brahma foram instalados no Rio de Janeiro.

Banco Real: ATMs

Banco Real: ATMs

O Banco Real ABN AMRO não se comunicava de forma eficiente com seus clientes dentro das agências. Todo ano trocava de agência, o que não resolvia. O que fazer?

Billie

Billie

Uma marca de moda feminina em Curitiba sentiu a retração econômica no varejo do vestuário. Suas consumidoras habituais estavam retraídas ao consumo. O que fazer?

Fale com a gente

6 + 12 =

Share This